15 de novembro de 2005

.::LENDO UM POUCO... ::.



O principal desafio da educação brasileira, para as próximas décadas, é o da qualidade. Uma educação bem sucedida deve conjugar um fluxo escolar regular com o progresso cognitivo dos estudantes, efetivando o pleno desenvolvimento de habilidades e competências em todos os componentes curriculares.
Para que tais habilidades sejam desenvolvidas plenamente é importante dotar os docentes das competências para o seu ensino, incluir atividades desta natureza no material didático e prever a melhor forma de avaliar o progresso dos alunos. É o aprender a ler.
Uma etapa necessária é a do letramento, ou seja, o desenvolvimento da capacidade dos estudantes em utilizar a linguagem escrita e ler, com competência, textos de gêneros variados. É o ler para aprender.

Texto adaptado do site do Inep



GÊNEROS TEXTUAIS

A prática de redação nas escolas da maneira como está sendo realizada há muito tempo não dá conta das diferentes práticas sociais da fala e da escrita.

O conceito de gênero também está sendo revisado. Alguns autores preferem chamar os gêneros tradicionais de tipos ou seqüências textuais. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a concepção tradicional de gêneros é substituída por seqüência. A noção de seqüência amplia os gêneros - tradicionalmente narrativo, descritivo e argumentativo - para expositivo, conversacional e injuntivo (ou instrucional).

Os gêneros são estruturados em torno de três aspectos caracterizadores: conteúdo, estilo e construção composicional. Os instrumentos com os quais a sociedade legitima sua prática discursiva e atua nos diversos domínios da atividade humana são os gêneros. O conhecimento do gênero é uma ferramenta muito importante para quem trabalha com textos, seja no ambiente escolar, seja no ambiente profissional.

Cabe ao professor propor atividades com diferentes gêneros e diferentes destinatários enfocando os efeitos comunicativos. Sem isso, a escola continuará com produções textuais artificiais, executadas como tarefa escolar, destinadas a um único leitor: o professor avaliador.

PRODUÇÃO TEXTUAL E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


A evolução da tecnologia da comunicação propicia o surgimento de novos gêneros e a adaptação de outros para o meio eletrônico. Novas estratégias de seleção e distribuição do conteúdo são empregadas e novos recursos lingüísticos são criados para agilizar a transmissão de informações no ambiente virtual.

A internet é a mídia mais aberta e descentralizada e, por isso, muitas vezes, parece ameaçadora. Nela há liberdade para dizer o que quer, conversar com quem quiser, oferecer serviços, entre outras possibilidades.

BLOG


No universo da internet, a partir da década de 90 surgiram os primeiros serviços gratuitos para a publicação de ciberdiários, os blogs. Blog é uma espécie de diário virtual que é atualizado com regularidade.

O blog pode ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem pois nele é oferecido um espaço de diálogo onde são construídas redes sociais e redes de saberes. Os blogs têm várias finalidades e proporcionam a publicação de pequenos textos que podem ser lidos e comentados.

Sete motivos para um professor criar um blog


Segundo Emília Ferreiro "A escola tem tradição de resistir às inovações tecnológicas, quaisquer que sejam elas. Mas a resistência tem que acabar." Ela afirma ainda que possui um site onde há uma oficina de criação literária com o objetivo de desenvolver atividades diferentes das realizadas em sala de aula, mas que possam também ser utilizadas em sala de aula.

Nas atividades de produção de texto, o uso do computador permite a revisão de textos (próprios ou de outros) o que ajuda a formar um produtor autônomo. Quanto mais escrevemos, mais conscientes ficamos da necessidade de revisar nossa produção. Além disso, Emília lembra outra vantagem do uso das novas tecnologias: a revisão,que costuma deixar o texto borrado e sujo, no computador, mesmo após várias leituras e correções, o resultado é sempre limpo!

"Ruim na internet, pior fora dela." O ensino da leitura e da escrita precisa atender os diferentes gêneros textuais e quando os alunos terminarem seus estudos precisam estar aptos a produzir e compreender as muitas formas de escrita.

Texto produzido pela professora Luana
baseado em pesquisa na Internet.

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